Desportivo, Costa do Sol e Maxaquene
Os primeiros cenários referentes a qualificação das equipas para os play-off das meias-finais assim como a despromoção da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom em seniores masculinos, terão se definido no último fim-de-semana nas cidades de Maputo e Beira, locais onde aconteceram os jogos referentes a quinta e sexta jornadas.
No que diz respeito à qualificação para os play-off das meias-finais, o Ferroviário da Beira terá comprometido as suas aspirações ao perder sábado na recepção ao seu confrade de Maputo por 88-65, sofrendo, deste modo, a terceira derrota na prova ao cabo de seis jogos.
Na véspera, o Ferroviário da Beira havia dado um grande tónico ao objectivo de terminar a primeira fase entre os quatro primeiros lugares ao impor a primeira derrota ao Desportivo de Maputo por 90-74.
Assim sendo e tendo em conta que teoricamente a quarta vaga para os play-off seria disputada entre o Desportivo de Maputo e o Ferroviário da Beira, neste momento os alvinegros levam alguma vantagem sobre os locomotivas da Beira por terem ganho dois embates diante dos super-favoritos Ferroviário de Maputo (80-78) e Maxaquene (83-74) nas duas primeiras jornadas.
As quatro equipas da cidade de Maputo perfilam como sérias candidatas a qualificação aos play-off, enquanto que a Politécnica de Quelimane, Sports Clube de Chimoio e o Desportivo da Beira, este último que ainda não ganhou, deverão ser despromovidos aos campeonatos provinciais da próxima temporada.
No próximo sábado, quando da disputa-se a sétima e última jornada da primeira volta, com destaque para os jogos Desportivo de Maputo-Costa do Sol e Ferroviário de Maputo- Maxaquene.