Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Reino Unido ofereceu £ 14 milhões à Líbia por fim de apoio ao IRA (imprensa)

O Reino Unido ofereceu 14 milhões de libras em segredo ao líder líbio Muamar Kadhafi para que Tripoli parasse de apoiar o Exército Republicano Irlandês (IRA) na Irlanda do Norte, revelou esta segunda-feira o jornal britânico The Independent.

A oferta, que em valores atuais equivaleria a 500 milhões de libras (800 milhões de dólares), foi feita nos anos 70 durante negociações entre o governo do então primeiro-ministro britânico Harold Wilson e a Líbia, cujo intuito era deter o fornecimento de armas para o principal grupo armado católico da Irlanda do Norte, segundo documentos consultados pelo jornal.

O Independent cita uma “mensagem pessoal” de Wilson a Kadafi, na qual o premiê britânico deixa claro que o governo está disposto a dar dinheiro à Líbia para que o país pare de dar respaldo material ao IRA. A carta, que data de 1975, faz parte de um lote de documentos enviado pelo Ministério das Relações Exteriores ao Arquivo Nacional britânicos. O jornal indica que, no final da década de 70, não restava dúvida de que as negociações havia fracassado.

O Ministério das Relações Exteriores britânico disse ao jornal que ignorava a existência da oferta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!