Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rei Mswati III convida Guebuza a visitar a Swazilandia

O Rei Mswati III endereçou um convite ao Presidente moçambicano, Armando Guebuza, para visitar oportunamente o Reino da Suazilândia.

Para o efeito, os respectivos canais diplomáticos deverão tratar das formalidades conducentes a concretização deste desiderato expresso pelo monarca daquele reino vizinho, que é também a única monarquia absoluta na África sub- Sahariana.

O convite foi endereçado sábado, em Maputo, durante a audiência concedida a Rei Mswati III, pelo estadista moçambicano que é também Presidente do òrgão da Troika da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC) para assuntos de Política, Defesa e Segurança.

No encontro, os dois Chefes de Estado e de Governo reafirmaram o seu compromisso com o reforço das relações bilaterais entre os dois países e passaram em revista a situação regional. O comunicado de imprensa da Presidência da República recebido pela AIM refere que os dirigentes analisaram os progressos registados no processo Malgaxe, tendo reafirmado a necessidade de se prosseguir com o diálogo inclusivo. Em relação ao Lesotho, os dirigentes concluíram haver a necessidade de continuar-se a encorajar as partes para, através do diálogo consensual, ultrapassarem os actuais desafios.

Quanto a crise prevalecente no Zimbabwe, os dois líderes são unânimes em afirmar que o governo inclusivo continua a ser o instrumento através do qual as partes buscam consensos conducentes às soluções para os desafios que o país enfrenta. A audiência serviu igualmente para uma radiografia de outros assuntos contidos no programa do órgão da SADC para assuntos de Defesa e Segurança.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!