O Rei Mswati III endereçou um convite ao Presidente moçambicano, Armando Guebuza, para visitar oportunamente o Reino da Suazilândia.
Para o efeito, os respectivos canais diplomáticos deverão tratar das formalidades conducentes a concretização deste desiderato expresso pelo monarca daquele reino vizinho, que é também a única monarquia absoluta na África sub- Sahariana.
O convite foi endereçado sábado, em Maputo, durante a audiência concedida a Rei Mswati III, pelo estadista moçambicano que é também Presidente do òrgão da Troika da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC) para assuntos de Política, Defesa e Segurança.
No encontro, os dois Chefes de Estado e de Governo reafirmaram o seu compromisso com o reforço das relações bilaterais entre os dois países e passaram em revista a situação regional. O comunicado de imprensa da Presidência da República recebido pela AIM refere que os dirigentes analisaram os progressos registados no processo Malgaxe, tendo reafirmado a necessidade de se prosseguir com o diálogo inclusivo. Em relação ao Lesotho, os dirigentes concluíram haver a necessidade de continuar-se a encorajar as partes para, através do diálogo consensual, ultrapassarem os actuais desafios.
Quanto a crise prevalecente no Zimbabwe, os dois líderes são unânimes em afirmar que o governo inclusivo continua a ser o instrumento através do qual as partes buscam consensos conducentes às soluções para os desafios que o país enfrenta. A audiência serviu igualmente para uma radiografia de outros assuntos contidos no programa do órgão da SADC para assuntos de Defesa e Segurança.