Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Reduz número de voluntários aos GATV´s em Nampula

As autoridades governamentais da província de Nampula afirmam que, apesar do significativo avanço na expansão dos serviços de aconselhamento e testagem voluntária, o nivel de aderência de pessoas aos serviços de aconselhamneto e testagem voluntária tem estado a reduzir substancialmente na provincia de Nampula.

A confirmar o facto, apenas 128.382 pessoas aderiram aos referidos serviços no primeiro semestre do presente ano, cifra que corresponde a três por cento do universo da população da província . Estes dados foram tornados públ icos pelo Secretário Permanente da província de Nampula, Francisco Mucanheia, por ocasião da abertura da semana comemorativa do 1º de Dezembro, Dia Internacional de Luta contra o HIV/ SIDA.

Mucanheia observou que, além da promoção de acções de aconselhamento e testagem voluntárias em saúde nas diversas instituições públicas e privadas, envolvendo a sociedade civil, no quadro do Plano Estratégico Nacional de Combate ao HIV/SIDA, a celebração culminará com a divulgação de mensagens de sensibilização sobre a discriminação de pessoas portadoras da pandemiaP

retende-se ainda, em simultâneo, sensibilizar as populações no sentido de eliminarem a discriminação que ainda persiste em relação ao estado dos seropositivos. Achamos conveniente identificar e encorajar as pessoas a afluírem atempadamente à testagem voluntária por forma a conhecerem o seu estado serológico bem como observarem as necessárias precauções futuras. Disse Mucanheia, sublinhando que se trata de uma iniciativa que tem, essencialmente, em vista colocar os serviços mais próximos das populações.

Dados do Núcleo Provincial de Combate ao HIV/SIDA, indicam que, apesar da instalação dos GAVTs em vários distritos de Nampula, cerca de 300 mil pessoas estão infectadas pelo vírus do HIV/SIDA na província. As cerimónias centrais do 1º de Dezembro, que, em Nampula, se realizam na cidade-capital, este ano têm por lema “Olhe para o futuro, faça o teste de HIV/SIDA!”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!