Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Recusa de notas e moedas do Metical da antiga família é ilegal

Uma vasta campanha de esclarecimento do público sobre a aproximação do fim do período de aceitação das notas e moedas metálicas do Metical da antiga família está em preparação pelo Banco de Moçambique (BM), isto depois de já estarem a registar- se casos de recusa das mesmas, particularmente, por vendedores do Mercado Grossista do Zimpeto, arredores da cidade do Maputo.

Aquelas notas e moedas perderão o poder liberatório em Moçambique depois de 31 de Dezembro de 2012, segundo Bento Balói, do Banco de Moçambique, convidado pelo Correio da manhã a comentar sobre os focos de recusa das notas e moedas do Metical da antiga família, pelo menos, na cidade do Maputo.

Indicou a seguir que, em devido tempo, o BM, em coordenação com os bancos comerciais, associações económicas e agentes económicos levou a cabo uma série de acções com o objectivo destes assumirem o papel de intermediação no sentido de garantirem que “as notas e moedas da antiga família ainda em circulação possam ser depositadas no sistema bancário sem criar perturbação na vida normal do cidadão”. É por isso que, até aos dias de hoje, continuam a ser recebidas as notas e moedas metálicas do Metical da antiga família normalmente no sistema bancário por via de depósitos, o mesmo podendo ser feito pelo cidadão comum em qualquer balcão do BM.

Refira-se que as notas e moedas da antiga família do Metical foram colocadas a circular a 1 de Julho de 2006 nos termos do Aviso nº3/ GGBM/2006, de 16 de Junho, depois de a Lei nº 7/2005, de 20 de Dezembro, ter criado a taxa de conversão do Metical da antiga família para o Metical da nova família.

Nos termos do artigo 5 do referido aviso, as notas e moedas do Metical da antiga família perdem o poder liberatório na República de Moçambique depois de 31 de Dezembro de 2012.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!