Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Recuperados do ex-Banco Austral 719,7 milhões de meticais

Cerca de 719,7 milhões de meticais do crédito malparado do extinto Banco Austral foram recuperados até finais do primeiro trimestre de 2010 pelo Estado moçambicano, no prosseguimento da sua cobrança coersiva.

O montante cobrado representa cerca de 56,9% do valor total provisionado pelo Estado que é de 1263,9 milhões de meticais.

Refira-se, entretanto, que foi o crédito malparado do extinto Banco Austral, actual Banco Barclays, que foi responsável pela morte violentíssima do economista António Siba-Siba Macuácua, a 11 de Agosto de 2001, atirado do 11º andar para o patamar do prédio da sede daquela instituição bancária por indivíduos até aqui desconhecidos.

A morte registou-se quando Siba-Siba Macuácua preparava- se para apresentar publicamente a lista dos devedores do banco, na sua maioria membros do partido FRELIMO e seu Governo, em cumprimento do mandato que lhe foi atribuído pelo Banco de Moçambique (BM) quando o nomeou Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Banco Austral.

A cobrança está a ser feita pelo Estado moçambicano através dos juízos das execuções fiscais e pelo próprio Barclays.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!