Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique com inflação mais alta

Moçambique registou, em Março de 2011, a taxa de inflação mais alta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), estimada em cerca de 3%, enquanto a África do Sul e Maurícias ficavam com índices mais baixos do nível de carestia da vida na mesma região.

Contudo, e segundo o Banco de Moçambique (BM), no mesmo período, a inflação em Moçambique desacelerou em 0,10% relativamente à do mês anterior de Fevereiro, contrariamente ao que se registou na Zâmbia, Malaui, Botsuana, Tanzânia e Ilhas Maurícias em que o nível de vida aumentou ligeiramente.

Quanto às moedas dos países analisados, o BM indica que as divisas da África do Sul, Botsuana e Maurícias registaram, no período em análise, uma tendência de apreciação anual em relação ao USD, enquanto o Metical e outras divisas dos restantes países da África Austral desaceleraram de ritmo.

Segundo ainda o BM, a divisa moçambicana prosseguiu em Março último e pelo sétimo mês consecutivo a tendência de apreciação em relação ao USD no Mercado Cambial Interbancário (MCI), tendo em termos de variação anual a depreciação desacelerado para 10,75%, contra 4,3% em igual período de 2010 e cerca de 19,0% em Dezembro último.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!