Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Recolher obrigatório reduzido na República Centro africana

A melhoria da situação de segurança na República Centro africana (RCA) levou as autoridades de transição a reduzir o recolher obrigatório diário para seis horas, das 23:00 às 05:00 horas da manhã no país, anunciou, esta quarta-feira (19), em Addis Abeba o Departamento de Paz e Segurança da Comissão da União Africana (CUA).

“Esta mudança demonstra uma melhoria inegável da situação de segurança graças aos esforços da Missão de Apoio Internacional sob liderança africana na República Centro africana (MISCA) e da operação francesa Sangaris”, acrescentou a CUA.

Num comunicado, a CUA indica que a MISCA congratula-se com a assinatura, a 13 de Março de 2014, pela Presidente interina, Catherine Samba-Panza, dum decreto relativo à mudança de horário do recolher obrigatório em todo o território centro africano.

Um recolher obrigatório foi decretado na RCA após os acontecimentos trágicos de 5 de Dezembro de 2013 e os problemas de segurança que eles provocaram. Antes, o recolher obrigatório ia das 20:00 às 05:00 horas da manhã.

Por outro lado, o representante especial da CUA e chefe da MISCA, Jean-Marie Michel Mokoko, instou a população centro-africana a redobrar de vigilância a fim de conter as acções negativas dos grupos armados ilegais e permitir o restabelecimento efectivo da autoridade em todo o país.

Ele advertiu igualmente estes grupos e reafirmou “a determinação da MISCA” de cumprir normalmente com a sua missão de forma firme e imparcial. O general Mokoko declarou que a missão de apoio à paz neutralizará todos os elementos armados que tentarem opor-se ao restabelecimento da paz e da segurança e à promoção da reconciliação nacional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!