Os rebeldes sírios disseram ter conquistado, Sexta-feira (28), um importante posto de controle militar em Deraa, e esperam agora recuperar essa cidade ao sul do país que foi o berço da revolta contra o presidente Bashar al Assad iniciada há 27 meses.
Os activistas postaram um vídeo na Internet mostrando activistas a explodirem prédios altos vizinhos ao posto militar, envolvendo toda a área numa nuvem de poeira.
Deraa foi o primeiro lugar a ter protestos pacíficos contra Assad, os quais depois espalharam-se por todo o país e degeneraram em uma guerra civil que já matou mais de 100 mil pessoas, segundo os cálculos do Observatório Sírio de Direitos Humanos, que opera na Grã-Bretanha articulando uma rede de activistas na Síria.
Os activistas em Deraa disseram que os rebeldes destruíram quase todos os 48 postos militares na cidade e obrigaram os soldados a recuarem.
“Isso significa que a cidade velha de Deraa está libertada. É uma grande coisa para todos os sírios: o coração da revolução foi libertado”, disse por telefone um activista chamado Ammar.