Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

RAS recruta 2.000 moçambicanos para as farmas

Pelo menos 2.000 moçambicanos estão a ser recrutados para trabalharem no sector agrícola na vizinha Africa do Sul. Este contingente, segundo o Ministério moçambicano do Trabalho (MITRAB), está a ser recrutado nos distritos de Chicualacuala, Chigubo e Massangena, a norte da província de Gaza, Sul de Moçambique.

Os trabalhadores moçambicanos estarão integrados na farma agrícola ZZ2, em Tzanine, Província sul-africana do Limpopo, no quadro do memorando de entendimento assinado entre a respectiva gerência e a Ministra moçambicana do Trabalho, Helena Taipo, aquando da visita a esta região, em Abril de 2010.

O memorando resultou de um pedido da governante moçambicana no sentido da ZZ2 aumentar o número de moçambicanos na farma, dado o seu valor e competência reconhecidos pelo patronato, positivamente respondido.

Durante este ano, a ZZ2 vai recrutar dois mil moçambicanos, tendo começado com os primeiros 200, entre Terça e hoje, cujo processo decorre nos Postos Administrativos de Mapai e Pafuri (em Chicualacuala), respectivamente, na presença dos dirigentes da farma ZZ2, da agência recrutadora de mão-de-obra Algos, da Direcção Provincial do Trabalho de Gaza, a Sub-Delegada do MITRAB em Nelspruit, a Polícia e os serviços da migração, bem como dos Governos distritais abrangidos e a população da região.

A ZZ2 é a líder mundial na produção de tomate e tem colaborado na contratação e legalização da mão-de-obra moçambicana. Só em 2010, a ZZ2 legalizou 1.291 moçambicanos que trabalhavam fora da lei naquele país, após a intervenção do Governo moçambicano. Dos mais de 3.500 trabalhadores na farma ZZ2, mais de 1.200 são moçambicanos, contratualmente legais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!