Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rainha da Holanda abdica a favor do filho

A rainha Beatrix, da Holanda, que completa 75 anos, Quinta-feira, anunciou que irá abdicar a favor do seu filho mais velho, o príncipe Willem-Alexander, que se tornará rei em 30 de Abril.

Willem-Alexander, de 45 anos, é casado com a argentina Maxima Zorrigueta e tem três filhos pequenos.

Passou décadas a ser preparado para o trono, o que exigiu que ele se livrasse da imagem de jovem bebedor de cerveja, responsável por declarações que irritavam a imprensa e os políticos.

Em pronunciamento televisivo, Beatrix disse que decidiu abdicar por considerar que o seu filho está preparado para assumir o trono.

Até recentemente, a rainha ainda participava da formação das coligações de governo, ao nomear um mediador político, atribuição que foi eliminada antes das últimas eleições, em Setembro de 2012, e que deixou à monarquia um papel apenas protocolar.

Há fortes rumores de que Beatrix não gosta do político direitista Geert Wilders, que propõe restrições à imigração e uma revisão da relação com a União Europeia.

Em discursos, ela havia aludido à necessidade de tolerância e multiculturalismo, comentários que foram vistos como críticas às posições anti-islâmicas de Wilders.

O mau desempenho desse político nas últimas eleições e a perda de influência política podem ter contribuído para a decisão da rainha de abdicar.

A popular Beatrix tornou-se a sexta monarca da Casa de Orange em 1980, quando da abdicação da sua mãe, Juliana, que reinou por 31 anos. Juliana tinha na época 73 anos e a sua saúde mental estava em declínio.

Já Beatrix continua activa e com boa saúde, apesar de alguns problemas. Em 2009, a rainha ficou muito abalada quando um homem lançou um carro contra a multidão que acompanhava as festividades do seu aniversário.  O seu filho do meio, o príncipe Johan Friso, está em coma desde que foi soterrado por uma avalanche de neve ao esquiar, ano passado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!