Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Queimadas e ventos destroem mais de 20 casas em Matutuine

Mais de duas dezenas de casas ficaram destruídas, último Domingo (12), no distrito de Matutuine, província de Maputo, devido a queimadas descontroladas, numa situação que foi agravada por fortes ventos que se fizeram sentir durante todo o dia naquela região. No entanto, não foram reportadas vítimas humanas.

Esta situação ocorreu precisamente nas localidades de Mungazine e Catembe Nsine e na zona de Bela Vista. Falando ao jornal Diário de Moçambique, o administrador de Matutuine, Avelino Mutchine, explicou que, devido à seca, o distrito tem registado com frequência casos de incêndios florestais, mas no último domingo, devido a mau tempo, a situação tomou proporções alarmantes.

“Os ventos fortes que registaram-se, Domingo, tornaram a situação incontrolável. O fogo propagava-se a uma grande velocidade, o que inviabilizou qualquer esforço para a sua contenção”, disse, acrescentando que só na localidade de Catembe, pelo menos 11 casas foram consumidas pelas chamas.

Nas outras zonas ainda estão em levantamento os estragos causados pelos incêndios, mas presume-se que o número de casas ultrapasse também a uma dezena.

“Neste momento temos uma equipa a fazer o levantamento dos estragos em todo o distrito e a proceder à identificação das pessoas que necessitam de assistência”, explicou Mutchine.

Entretanto, o delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) na província de Maputo, Rocha Nuvunga, confirmou que os ventos fortes que se registaram no domingo causaram uma série de estragos na província de Maputo, sobretudo na área rural dos distritos de Matutuine e Namaacha.

Disse que as informações de que dispunha indicavam o registo de 11 casas destruídas pelo fogo, devido a queimadas descontroladas.

“Estamos a monitorar a situação em toda a província e a prepararmo-nos para canalizar ajuda às pessoas afectadas. Já temos uma equipa em Matutuine a fazer o levantamento das necessidades”, disse, acrescentando que as informações recebidas dos distritos de Boane, Matola, Magude, Moamba, Manhiça e Marracuene não reportam a ocorrência de danos, apesar de o mau tempo ter atingido também estas áreas da província de Maputo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!