Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Qualidade do ensino superior em Moçambique: ISCTEM melhor Universidade do país – Reitor

O reitor do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM), Leopoldo da Costa, disse, sexta-feira, em Maputo, que a instituição que dirige é a melhor do país, pois aposta mais na qualidade no lugar da expansão.

Da costa, que falava à margem da celebração, do 14º aniversário do ISCTEM, disse que esta não é sua posição pessoal nem dos seus pupilos, mas sim do mercado que absorve os seus formandos.

“Não é nosso costume, nem meu em particular, aparecer em público e dizer que nós somos os melhores. O mercado é que nos tem dito. Empresas e outros parceiros têm confirmado isso ao aceitarem os nossos quadros”, disse Da Costa.

O reitor defendeu ainda que o ISCTEM não está preocupado com a expansão da universidade, mas sim com a qualidade de ensino.

“Nós poderíamos ter ISCTEs em todas as províncias do país, mas o que nos adiantaria ter faculdades nas províncias sem ter a garantia da qualidade?”, questionou o reitor, sublinhando que “a nossa estratégia assenta, sobretudo, na organização da instituição de tal forma que ela venha a ser uma universidade de referência no país e na região, essa é a nossa aposta”.

Por seu turno, Director da empresa de auditoria Ernest and Young, Ismael Faquir, instituição que emprega maior número de formandos do ISCTEM, reconheceu a qualidade de formação daquela unidade de ensino superior, daí a preferência.

“Pelo menos 50 por cento dos trabalhadores da área de auditoria da Ernest and Young foram licenciados pelo ISCTEM, e não só. Existem vários técnicos com posições de destaque nas empresas públicas e privadas que são licenciados por este estabelecimento de ensino. Na área jurídica, por exemplo, este instituto licencia bons juristas”, sustentou Faquir.

A comemoração dos 14 anos da existência do ISCTEM foi igualmente marcada pelo encerramento do curso de Plano Geral de Contabilidade baseado em Normas Internacionais de Relatos Financeiros (PGC – NIRF), ministrado pela Ernest and Young. A formação, que envolveu 66 estudantes, teve a duração de dois dias.

Para além da entrega dos diplomas aos formandos, houve a atribuição de prémios aos melhores formadores.

O PGC – NIRF é um regulamento que tem por objectivo alterar os paradigmas aplicados nos últimos anos, no tocante à qualidade dos recursos humanos disponíveis e a sua formação para proporcionar à gestão um relato financeiro de qualidade nas empresas.

O ISCTEM, pioneira em medicina dentária no país, é uma instituição privada de ensino superior, constituída em 1996 pela Sociedade Promotora de Ensino e Serviços (SOPREL), através do Decreto número 46/96, de 5 de Novembro e desenvolve as suas acções de ensino em diversas áreas de actuação oferecendo cursos dos níveis de licenciatura e pós-graduação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!