Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

“Como vou contar a ele que sou Positiva?”

Oi tina a que e a Luna(2) ,tenho um problema: tenho o HIV há 1 ano e só agora descobri. Estou muito abalada com esta situação. Ainda não tenho filhos; será que ainda posso ter filhos? Só tenho 20 anitos; trabalho, cuido de mim tenho namorado mas não tenho coragem de falar para ele. Agora tenho umas borbulhas por fora da vagina; doem muito. O que fazer? Me ajuda por favor.

Olá lindinha! Em primeiro lugar quero que sintas um abraço muito forte, só para que saibas que ter o HIV não é o fim do mundo, dos teus sonhos nem do teu futuro. É apenas o começo de uma nova vida. Imagina o que podes fazer com uma nova vida? Eu sugeria então que para receberes apoio emocional e psicológico fosses a organizações de Pessoas Vivendo com HIV e Simpatizantes.

No Maputo podes dirigir-te a KINDLIMUKA; em Gaza, a KUVUMBANA, em Inhambane a UTOMI, em Sofala a KULUPHIRA, em Manica a RUDO KUBATANA, em Tete a CHIGWIRIZANO, na Zambézia a KEWA, em Nampula a NIVENYEE, em Cabo Delgado a KAERIA. Ajuda também podes encontrar num UATS (Unidade de Aconselhamento e Testagem em Saúde). Ao procurares apoio também irás encontrar formas de conversar com o teu namorado sobre o teu estado ou mesmo de fazer o teste com ele.

Ele pode ser negativo ainda, temos encontrado casais discordantes (um HIV- e outro HIV+) em Moçambique que vivem juntos com estados diferentes. A propósito, vocês fazem sexo com ou sem preservativo? Porque se não usam o preservativo, é possível que ele também seja seropositivo. Quanto mais duas pessoas seropositivas fazem sexo sem preservativo, mais chances tem de se re-contaminarem, e isto pode reduzir a eficácia do tratamento. Com relação aos filhos, tens que saber que existem chances de uma mulher grávida contaminar o HIV a criança durante a gravidez, o parto, aleitamento.

Quanto mais cedo a mulher inicia o seu pré-natal, mais cedo também poderá aderir ao tratamento no programa de Prevenção da Transmissão Vertical (ou PTV) onde os outro agentes de saúde vão informar-te quais são as suas opções de tratamento para prevenir transmissão de HIV para teu filho futuro. Quanto as borbulhas que tens a volta da vagina, eu desconfio que seja uma ITSs (Infecção de Transmissão Sexual).

E por isso DEVES fazer o seguinte: 1) Conversar com o teu namorado sobre a tua situação; 2) Fazerem os dois os análises e tratamento das ITS 3) Fazerem os dois o teste de HIV e verificar quando deve iniciar o tratamento com Anti-retorvirais e 3) Usar sempre o preservativo.

(2)Mudamos o teu nome.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!