Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Centro Knight oferece curso online em português sobre Reportagem com Auxílio do Computador

Os jornalistas precisam aprender a considerar o computador como seu melhor amigo, e é justamente para facilitar que isto aconteça que foi projetado o curso online Introdução à Reportagem com Auxílio do Computador (RAC), que o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas vai oferecer outra vez.

O computador é a “ferramenta fundamental para obter informações, analisá-las, armazená-las de modo a poder recuperar essas informações de modo eficiente e fazer conexões entre elas”, disse José Roberto de Toledo, jornalista brasileiro e instrutor do curso. Há mais de dez anos ele vem treinando colegas brasileiros em técnicas de RAC. O curso on-line em português, que começa dia 12 de abril e vai até 9 maio de 2010, destina-se a jornalistas que desejam aprender como melhor utilizar o computador para a realização de investigações.

As inscrições no processo de seleção foram aceitas até o dia 28 de março de 2010, às 22 horas, hora de Brasília. Para mais detalhes sobre esta oportunidade de formação, consulte a Ficha de Informação sobre o Curso. Este curso foi oferecido com grande sucesso algumas vezes pelo Centro Knight. Durante os últimos oito anos, o curso evoluiu para atender às demandas dos alunos e incorporar as mudanças na tecnologia e no desenvolvimento de novos programas, como o Evernote, disse Toledo, que desde 1996 se especializou em RAC.

Ao longo do curso, os jornalistas vão aprender técnicas avançadas de busca na Internet, formas de desenvolver as suas próprias bases de dados, e como usar o Excel para analisar informações. “Saímos da era da informação e escassa para a era da abundância exponencial de dados”, disse Toledo. “Logo, as habilidades requeridas dos jornalistas mudaram: é precisar saber encontrar um agulha no palheiro, saber discernir o que é importante do que não é, saber juntar o dado A com o dado B e transformar isso em informação.

O curso pretende ajudar os jornalistas a fazerem essa transição.” Graças à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Centro Knight e cursos como este, a prática de CAR nas redações brasileiras se tornou muito mais comum nos últimos anos, disse Toledo, um dos fundadores da Abraji e coordenador de seus programas de treinamento. “A Reportagem com Auxílio do Computador deixou de ser monopólio de apenas uma redação e um punhado de jornalistas para ser uma ferramenta de uso cotidiano de grande parte dos repórteres e editores de todo o Brasil”, disse ele.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin foi lançado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves. Graças a generosos doações da John S. e James L. Knight Foundation, o centro tem ajudado milhares de jornalistas na América Latina e Caribe. Para mais informações, contactar a gerente de programa do Centro Knight, Jennifer Potter-Miller em jpotterandreu@mail.utexas.edu ou +1 512 471-1391.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!