A província de Gaza, Sul de Moçambique, está privada do sinal da Televisão de Moçambique (TVM), a estação pública de televisão, desde há cerca de um mês.
Esse problema começou a ser verificado depois da TVM ter transferido a sua repetidora na cidade Xai-Xai, capital de Gaza, do local próximo ao Hospital provincial para junto da sua delegação naquele ponto do país. A antena antiga já tinha placas obsoletas. Contudo, consta que a repetidora montada junto da delegação da TVM em Gaza é de fraca capacidade, não permitindo aos telespectadores terem acesso ao sinal através da mesma.
Segundo escreve o jornal “Domingo”, na sua edição de domingo, uma equipa técnica da TVM deverá deslocar-se a Gaza brevemente para reparar o problema que tem vindo a causar sérios transtornos a população da província no geral.
Face a este problema da falta de sinal da televisão pública nacional, os cerca de 1,2 milhão de habitantes de Gaza dependem unicamente das televisões privadas STV e Miramar, além da rádio nacional, a Rádio Moçambique, entre outras publicações da imprensa escrita que amiúde chegam muito atrasadas.