Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Projecto férias nos distritos movimenta 400 finalistas

A Associação do Estudantes Finalistas Universitários (AEFUM), através do seu projecto “Férias Desenvolvendo os Distritos, movimenta, este ano, cerca de 400 finalistas e recém graduados que vão trabalhar nos vários sectores dos governo distritais e comunidades em Moçambique.

Um comunicado da AEFUM recebido pela AIM, refere que o último grupo parte hoje de Maputo para os distritos da província de Tete, na zona centro do país, completando o envio de estudantes para todas as províncias.

O documento destaca ainda que desde a introdução do projecto em 2006, participaram 736 estudantes finalistas e recém graduados, tendo contribuído para a integração de 208 finalistas nos vários distritos do país.

Para a presente edição, o projecto, Férias Desenvolvendo o Distrito, introduziu inovações com relação a acomodação, tendo conseguido integrar 20 finalistas em famílias acolhedoras nos distritos de Alto Molócuè (Zambézia), Lumbo (Nampula), Ituculo (Nampula) e Chibuto (Gaza).

A integração destes estudantes em famílias acolhedoras identificadas no seio das comunidades vai permitir a sua fácil inserção nas comunidades de forma a prestarem o maior apoio possível durante o tempo de permanência dos graduados nos distritos, que o Governo considera como pólos de desenvolvimento.

O documento explica ainda que os jovens finalistas formados em Agronomia vão trabalhar com camponeses na melhoria de técnicas de produção, apoio aos jovens locais através da capacitação sobre noções básicas para elaboração de projectos e iniciativas de geração de rendimentos.

Criado pela AEFUM em 2006, o projecto Férias Desenvolvendo o Distrito está a ser implementado com base em trabalho voluntário do finalistas e recém graduados, contando com apoio de parceiros e dos próprios distritos.

A Associação dos Estudantes Universitários de Moçambique (AEFUM), é uma organização sem fins lucrativos que congrega cerca de três mil estudantes de diversas instituições de ensino superior no país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!