Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção de mel rende 700 mil meticais em Matutuine

O distrito de Matutuine, província meridional de Maputo, amealhou 700 mil meticais (cerca de 25 mil dólares americanos) mercê da produção e comercialização de mel local por uma associação que se dedica à sua produção.

Trata-se da associação da comunidade de Madjadjane, que beneficiou-se de um investimento no valor de 570 mil meticais, para provisão de equipamento que visa melhorar as técnicas de produção daquele derivado da actividade das abelhas.

Segundo Jornal “Noticias”, a iniciativa começou a ser implementada em 2001 e esta a ser suportada pelo Ministério do Turismo (MITUR) através do Projecto Áreas de Conservação Transfronteiriça.

Com efeito, após o início da implementação do projecto, houve melhoramento de colmeias existentes, tendo sido introduzidas 120 colmeias novas e 300 ceras.

Até o momento, a associação já produziu e vendeu 800 frasco de mel, o correspondente a 700 mil meticais, ostentando a marca “Lubombo”, cujo processo de registado está em curso.

Pretende-se, por um lado, preparar o fornecimento do produto ao mercado moçambicano com vista a garantir a sustentabilidade dos membros da associação mas, por outro lado, potenciar os associados com formação na área de gestão, desenvolvimento, registo de marcas e certificação de produtos.

Nesta fase inicial estão a ser formados 13 membros, na sua maioria do sexo feminino, e a meta é formar 20 produtores para o processo de reciclagem sobre as técnicas de produção de mel.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!