O distrito de Matutuine, província meridional de Maputo, amealhou 700 mil meticais (cerca de 25 mil dólares americanos) mercê da produção e comercialização de mel local por uma associação que se dedica à sua produção.
Trata-se da associação da comunidade de Madjadjane, que beneficiou-se de um investimento no valor de 570 mil meticais, para provisão de equipamento que visa melhorar as técnicas de produção daquele derivado da actividade das abelhas.
Segundo Jornal “Noticias”, a iniciativa começou a ser implementada em 2001 e esta a ser suportada pelo Ministério do Turismo (MITUR) através do Projecto Áreas de Conservação Transfronteiriça.
Com efeito, após o início da implementação do projecto, houve melhoramento de colmeias existentes, tendo sido introduzidas 120 colmeias novas e 300 ceras.
Até o momento, a associação já produziu e vendeu 800 frasco de mel, o correspondente a 700 mil meticais, ostentando a marca “Lubombo”, cujo processo de registado está em curso.
Pretende-se, por um lado, preparar o fornecimento do produto ao mercado moçambicano com vista a garantir a sustentabilidade dos membros da associação mas, por outro lado, potenciar os associados com formação na área de gestão, desenvolvimento, registo de marcas e certificação de produtos.
Nesta fase inicial estão a ser formados 13 membros, na sua maioria do sexo feminino, e a meta é formar 20 produtores para o processo de reciclagem sobre as técnicas de produção de mel.