Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção de aquacultura cai 20% entre 2006 e 2012

A produção da aquacultura em Moçambique registou uma redução de cerca de 20%, entre 2006 e 2012, para cerca de 800 toneladas, contra cerca de mil toneladas obtidas em 2006, por razões não explicadas pelo Ministério das Pescas.

Consequentemente, a contribuição do sector caiu de 3,1% da produção global do pescado nacional em 2006, para 0,42%, em 2012, segundo ainda aquele departamento governamental moçambicano, observando, no entanto, que a produção de pequena escala foi a única que registou um crescimento não estimado pelo Ministério das Pescas.

Entretanto, projecções do sector apontam para uma produção de pouco mais de quatro mil toneladas por ano de aquacultura, a partir de 2014, segundo preconiza o Plano de Acção para a Massificação da Piscicultura de Pequena Escala, financiado pela União Europeia e pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID).

Exportações

Em relação ao valor comercial das exportações de produtos diversos da aquacultura, o sector da aquacultura registou, em 2012, um encaixe de cerca de dois milhões de dólares norte-americanos, prevendo que até 2017 a receita venha a aumentar para perto de 164 milhões de dólares, mercê dos esforços em curso na implementação do Plano de Acção para a Massificação da Piscicultura de Pequena Escala.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!