Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção comercial de pescado incrementa em 12% no I semestre de 2011

A produção pesqueira comercial registou, no primeiro semestre de 2011, um crescimento de 12% em relação ao igual período do ano anterior, situação que se verificou na produção de todos os recursos pesqueiros alvo de captura comercial, excepto peixe e camarão.

O Ministério das Pescas sublinha que o incremento dos níveis de produção registou-se apesar de o início da campanha de pesca de 2011 ter sido caracterizado “por sinais de insegurança devido à pirataria” que se regista na costa moçambicana e que culminou com o desvio de pelo menos duas embarcações por piratas somalis.

Quanto à pesca de gamba, e não obstante os dois reajustamentos dos preços de combustíveis ocorridos este ano e tendo em conta os elevados níveis de consumo de gasóleo das embarcações desta pescaria, há perspectiva de a frota licenciada vir a aumentar, resultante da transferência de algumas embarcações neste momento envolvidas na pescaria de camarão, segundo ainda o Ministério das Pescas.

No seu balanço semestral, aquele departamento governamental explica que, geralmente, no final do segundo semestre de cada ano, após terminar a campanha de pesca de camarão, as embarcações passam para esta pescaria, o que contribui para elevar ainda mais os níveis de captura.

Aquacultura

No que concerne à produção da aquacultura, ao longo do primeiro semestre de 2011, foram atingidas cerca de 561 toneladas, correspondentes a 70% do planificado e um crescimento de 27% comparativamente a igual período de 2010, níveis de realização do plano justificados pelo camarão marinho que atingiu cerca de 84% do planificado.

Em termos monetários, a produção alcançada durante o I semestre é de 230 milhões de dólares norte-americanos, contra 446 milhões do plano anual, representando 63% do grau de realização.

A pesca comercial, no que concerne à produção em valores monetários, registou cerca de 43 milhões de dólares, representando um crescimento em 1% comparativamente a igual período do ano passado, enquanto a pesca artesanal e a aquacultura registaram 184 e três milhões de dólares, respectivamente, representando um crescimento de 12% e 26%, quando comparado com igual período de 2010.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!