Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção científica de Moçambique abaixo das necessidades

O Ministro moçambicano da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, disse esta sexta-feira, em Maputo, que a produção científica nacional ainda é muito baixa, sendo por isso necessário trabalhar-se para inverter a actual situação.

Falando durante a sétima reunião do Conselho de Ciência e Tecnologia (CNCT), Massingue disse que a sua instituição está preocupada em elevar a produção científica nacional, que actualmente é considerada como sendo das mais baixas do mundo. Por causa disso, o governante desafiou os membros do CNCT a pensar na melhor forma de inverter a actual situação e identificar melhores formas de usar as grandes revistas científicas globais para a publicação das investigações do país.

Entretanto, durante a reunião, o Director do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Calisto Bias, disse que a produção científica nacional tem estado a subir nos últimos anos, mas existe o problema relacionado com a sua fraca publicitação. “Há muita produção científica que não é captada pelo sistema de estatísticas e eu penso que temos de melhorar esses aspectos”, disse Bias, que é também membro daquele órgão de consulta do Conselho de Ministros e que funciona junto do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Bias disse que, mais do que isso, é preciso que haja maior libertação de tecnologias que têm um impacto na melhoria das condições de vida da população. Nesta sétima reunião, o CNCT já apreciou o relatório das quartas jornadas científicas realizadas em Junho último, a proposta do Plano Económico e Social (PES) 2012 do sector da Ciência e Tecnologia, bem como a tabela de equivalência alimentar.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!