Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeiro Ministro turco vence eleições e vai ser Presidente da Turquia

O actual primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, será o novo Presidente da Turquia segundo os media locais que lhe dão 52 por cento dos votos, 13 pontos acima do seu rival mais próximo. Estes resultados descartam a possibilidade de uma segunda volta e garantem o lugar de Erdogan na história como o primeiro chefe de Estado eleito directamente, um papel que deverá acentuar o seu poder.

Depois das eleições neste domingo que os seus oponentes disseram que poderá criar um Estado autoritário, agradeceu aos seus apoiantes por elegê-lo como décimo segundo presidente da Turquia neste domingo, declarando vitória nas primeiras eleições populares do país para chefe de Estado.

“Hoje não foi Recep Tayyip Erdogan quem venceu esta eleição, mas a vontade nacional, da democracia”, disse Erdogan a milhares de apoiantes no seu primeiro discurso como presidente eleito na sacada do escritório de seu Partido AK em Ankara. “Estamos a encerrar uma era e a mudarmo-nos para uma nova.”

“Digo de coração, vamos iniciar hoje um novo período de reconciliação social e vamos deixar as velhas discussões para a velha Turquia”, disse Erdogan.

Apoiantes buzinavam e levantavam bandeiras nas ruas da capital Ankara depois de as emissoras locais informarem que Erdogan venceu com 52 por cento dos votos, 13 pontos a mais que seu rival mais próximo e evitando um segundo turno.

O presidente do comité eleitoral confirmou que Erdogan teve maioria dos votos, com mais de 99 por cento das urnas apuradas, e disse que dados completos provisórios serão anunciados esta segunda-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!