Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeiro-Ministro satisfeito com desenvolvimento da comunicação social

O Primeiro-Ministro (PM) moçambicano, Aires Ali, visitou esta quarta-feira o Gabinete de Informação (GABINFO), uma instituição estatal criada para coordenar e apoiar o desenvolvimento o sector da comunicação social no país.

O GABINFO subordina-se ao Gabinete do PM e surgiu em 1995 na sequência da extinção, no ano anterior, do então Ministério da Informação. Falando à imprensa após percorrer o edifício, Aires Ali manifestou-se satisfeito porque, segundo ele, o GABINFO tem estado a cumprir com a sua missão, apesar de existirem alguns constrangimentos, como é o caso relacionado com a exiguidade de recursos humanos.

Ali disse estar igualmente satisfeito com o crescimento qualitativo e quantitativo do sector da comunicação social em Moçambique. “A cobertura jornalística do país é grande e rápida. Agora já cobrimos Nangade, em Cabo Delgado, Niassa, só para dar alguns exemplos… notamos também um crescimento qualitativo dos jornalistas. Há muitos trabalhos produzidos por jornalistas jovens mas com muito boa tarimba”, disse.

Segundo o PM, os profissionais deste sector podem beneficiar de formação nas escolas de comunicação (públicas) existentes no país. Contudo, o Governo ainda conta com poucos parceiros para apoiar o desenvolvimento desse sector. Agora só conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Por isso, um dos seus desafios é atrair mais parceiros para este sector.

Esta é a primeira vez que Aires Ali visita o GABINFO desde a sua ascensão ao cargo de PM em Janeiro passado. Dias após a sua tomada de posse, ele visitou a Rádio Moçambique, a emissora pública nacional. Ele prometeu prosseguir com este tipo de visitas, abrangendo também órgãos de informação não públicos. “A minha postura vai ser esta de visitar o terreno sempre que possível”, afirmou.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!