Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeira Cirurgia realizada em Milange

Termina assim um ciclo que durou anos e anos, em que doentes de Moçambique, concretamente do distrito de Milange, tinham que atravessar a fronteira para o vizinho Malawi afim de receberem cuidados de saúde intensivos. Eram tantos quilómetros de distância, que a partir de hoje serão reduzidos a zero. Esta sexta-feira, portanto hoje, entra em funcionamento o bloco operatório equipado com material adequado para fazer face as diversas cirurgias.

Para o efeito, médicos de diversas especialidades estão já no distrito de Milange, para ver aquela que será a primeira operação cirúrgica, deixando assim para história os longos caminhos que os “milangianos” percorriam mesmo debaixo de chuva, sol e outras intemperies até a terra de Bingo Wa Mutarica.

Na passada quarta-feira, num breve contacto com a Comunicação Social, o director provincial de Saúde na Zambézia, Armindo Tonela, disse ser um acto importante na história, razão pela qual, o pelouro que dirige montou todo seu “arsenal” no distrito de Milange, para ver como vai decorrer aquela que será a primeira cirurgia. Tonela sublinhou ainda que, aquando da inauguração do bloco operatório do Hospital Rural de Milange, havia sempre esta perspectiva de um dia vir realizar cirurgia, razão pela qual, o seu sector equipou aquele hospital com meio materiais e humanos.

Mesmo com esta primeira cirurgia que o distrito de Milange teve esta sexta-feira, há que dizer Obrigado irmão “Zikomo Mukwambiri Abaleathu”, ou seja, muito obrigado irmãos malawianos. Este povo irmão, soube acolher os moçambicanos no tempo da guerra, onde milhares de pessoas estiveram refugiadas. Dai que apesar das relações meio turvas entre o governo moçambicano e daquele país, em volta do rio Chire, os povos nunca se deram costas.

Esperamos que malawianos que estão na fronteira com Moçambique, também possam se beneficiar destes cuidados de saúde de Milange

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!