Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pretória nega que tenha oferecido asilo a Gbagbo

O Ministério sul-africano das Relações Exteriores desmentiu, esta quinta-feira, que Pretória tenha alguma vez oferecido asilo na África do Sul ao ex-presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo.

A notícia foi avançada, quinta-feira, pela agência Reuters, que citava uma fonte da União Africana e dois diplomatas que se declaravam convencidos de que o destino mais provável de Gbagbo na sequência da sua renúncia ao poder na Costa do Marfim seria a África do Sul, com Angola e o Togo como outros possíveis destinos.

Em reacção às notícias, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores sul-africano, Clayson Monyela, refutou em absoluto a ideia de que o seu governo tenha oferecido a Gbagbo asilo político. “É absolutamente falso. A África do Sul não fez qualquer oferta de asilo e a notícia é falsa”, esclareceu Monyela.

A situação na Costa do Marfim, onde combates entre forças leais ao antigo presidente derrotado nas eleições de Novembro passado, Laurent Gbagbo, e o vencedor e presidente reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, já fizeram centenas de mortos, continua bloqueada por um impasse provocado pela recusa de Gbagbo em abandonar o poder.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!