Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente sudanês anuncia cessar-fogo global de 4 meses em zonas de combates

O Presidente sudanês, Omar el-Béchir, anunciou sexta-feira última um cessar-fogo global de quatro meses, a partir deste sábado, nas províncias de Kordofan-Sul (sul) e do Nilo Azul (centro), a fim de dar aos rebeldes não signatários a oportunidade para aderir à operação da paz, informou a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA).

“Esta decisão foi tomada em sinal de boa vontade a fim de que os movimentos rebeldes não signatários possam aproveitar a oportunidade para aderir ao Documento de Doha para a paz em Darfur”, acrescentou a mesma fonte.

O Presidente sudanês apelou de novo às forças políticas e aos movimentos armados para se juntarem ao diálogo nacional antes da convocação da assembleia geral do diálogo nacional, prevista para 6 de Agosto próximo.

Anunciou para 22 de Setembro último, um cessar-fogo global de dois meses nas localidades de combate a fim de preparar o clima para o êxito dum diálogo nacional, antes de o prorrogar por um mês, mas alguns movimentos rebeldes se recusam a aderir a esta iniciativa.

Estes movimentos colocaram várias condições que foram satisfeitas no quadro duma mediação africana e pelo Governo, mas elas foram rejeitadas pelas forças « Apelo Sudão » que realiza actualmente reuniões na Etiópia com enviados internacionais a fim de assinar um roteiro que prepara a adesão dos rebeldes à operação da paz.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!