Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente do Senado haitiano assume governo de forma interina

O presidente do Senado haitiano, Jocelerme Privert, foi eleito neste domingo pela Assembleia Nacional (parlamento) como chefe do Estado de forma interina.

Após uma longa sessão de mais de dez horas e uma dupla votação, Privert, de 63 anos, foi escolhido pela maioria dos legisladores da Assembleia Nacional para assumir a liderança do governo provisório até 14 de Maio, dez dias depois da segunda volta das eleições presidenciais.

O seu principal rival nesta tensa jornada, o ex-senador Edgard Leblanc Fils, do opositor Organização do Povo em Luta (OPL), tinha alcançado a vitória numa primeira votação realizada na câmara Baixa, mas Privert obteve o triunfo no Senado, motivo pelo qual foi preciso repetir as votações.

O terceiro candidato, o independente Dejean Belizaire, não conseguiu nem um voto em nenhuma da câmaras, embora na segunda votação tenha conseguido dois.

A Chefia do Estado do Haiti ficou vaga há uma semana quando Michel Martelly deixou o cargo após cumprir o seu mandato e sem ter substituto, já que não houve realização da segunda volta presidencial que devia ter ocorrido em 25 de Janeiro, pois foi anulada pelas denúncias da oposição.

Perante essa situação, Martelly acordou com Privert e com o presidente da Câmara dos Deputados, Cholzer Chancy, os mecanismos para o estabelecimento de um governo transitório. Esse acordo contemplou que fosse eleito no sábado um presidente interino para dirigir as eleições previstas para 24 de abril e entregar o governo a um líder legítimo em 14 de maio próximo.

É a primeira vez em 70 anos que o parlamento haitiano vota para escolher um presidente do país, pois nunca antes tinha ocorrido um vazio de poder como na última semana.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!