Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente da Colômbia é reeleito e reafirma compromisso com diálogos para a paz

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, foi reeleito no domingo (15), na segundo volta das eleições, conseguindo uma vitória que lhe abrirá o caminho para prosseguir com as negociações de paz com a guerrilha visando pôr um ponto final no conflito mais antigo do hemisfério.

Santos, de centro-direita, obteve quase 51 por cento dos votos enquanto o seu rival, o ex-ministro da Fazenda Oscar Iván Zuluaga, de direita, ficou com 45 por cento, numas eleições que foram uma espécie de plebiscito sobre o modo como os colombianos querem acabar com o conflito com a guerrilha.

Enquanto Santos apostou a sua reeleição na manutenção do diálogo com o grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em andamento em Cuba, Zuluaga propunha uma posição dura com os rebeldes, focada no reforço da ofensiva militar para superar o conflito de meio século que já deixou mais de 200.000 mortos e levou milhões de pessoas a abandonarem a suas casas.

A estratégia de Santos deu resultado. “Esta tem sido uma eleição diferente. O que estava em jogo não era o nome de um candidato, mas um rumo para o país”, disse Santos diante de seguidores que gritavam: ‘Sim, é possível, sim, é possível'”, na sede da campanha em Bogotá. “É o começo de uma nova Colômbia, com mais justiça social, uma Colômbia de paz consigo mesma”, acrescentou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!