Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente da Colômbia desiste de prorrogar o mandato a seis anos

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, desistiu, esta Segunda-feira (22), de uma ideia controversa de estender a seis anos os mandatos presidenciais, mas manteve o suspense sobre a sua intenção de buscar ou não a reeleição por mais quatro anos, como permitido pela legislação.

Santos lançou, Sexta-feira, a possibilidade de prorrogação dos mandatos presidenciais por mais dois anos, o que implicaria uma reforma constitucional. A Constituição do país permite actualmente aos presidentes buscar a reeleição para um período de quatro anos, o mesmo período para o qual foram eleitos.

A proposta de Santos, que provocou uma tempestade política com diferentes interpretações da sua abrangência, contemplava estender o seu mandato a seis anos, eliminar a reeleição presidencial e combinar os mandatos do presidente com os de parlamentares, prefeitos e governadores.

“Como eu sou o primeiro a considerar que o país precisa de iniciativas que nos unam ao invés de nos dividir, considero que seria inconveniente levar ao Congresso neste momento qualquer iniciativa dessa natureza e que se deve deixar tão necessário debate para depois de eleito o próximo governo”, disse Santos, numa carta ao Congresso.

Mas o presidente, um economista educado nos Estados Unidos e na Inglaterra, recusou-se a especificar se deseja tentar a reeleição no pleito de Maio de 2014.

A lei colombiana prevê que o presidente em exercício deve anunciar o seu interesse em ser reeleito seis meses antes da votação. Santos, portanto, tem até Novembro para fazê-lo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!