Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidência aberta de Armando Guebuza agita Chimoio

A visita de Armando Guebuza, presidente da República, à cidade de Chimoio, capital da província de Manica, no âmbito das suas Presidências Abertas, está a agitar as autoridades locais e quem paga a factura é o cidadão. Agora é proibida a circulação de motociclos e tchovas (carrinhas de mão, de carga, de tracção humana), nas ruas e avenidas da cidade.

Segundo o jornal Canalmoz, as autoridades pretendem mostrar uma imagem bonita, mas irreal, da cidade ao chefe de Estado. A Polícia de Trânsito, em coordenação com a Polícia Municipal de Chimoio, está desde a semana passada a desencadear uma acção que visa recolher todos os tipos de bicicletas, motociclos e carinhas de mão, vulgos tchovas, de modo a que a cidade não fique repleta de sucatas que possam manchá-la na visita do chefe de Estado.

Ainda segundo escreve o jornal Canalmoz, dezenas de bicicletas, motas e tchovas foram apreendidos desde a semana passada, o que compromete as actividades de quem recorre a estes meios para ‘ganhar pão’. Os tchovas são usados para o transporte de mercadoria por jovens que têm nessa actividade a única fonte de rendimento. Agora estão vedados de trabalhar até o presidente da República terminar a visita à capital de Manica. Por sua vez, os motociclos e bicicletas são meios de transporte usados por grande parte da população de Chimoio. Também estão praticamente interditos de circular até que Armando Guebuza termine a “Presidência Aberta e Inclusiva” à cidade.

As estradas em grande parte das ruas da cidade de Chimoio, estão numa situação terrível como muitos buracos devido a falta de manutençao e reabilitação ao longo dos anos, afinal as mesmas foram construídas no tempo colonial. Mas com a vinda do chefe de Estado, segundo o Canalmoz, muitas das ruas e avenidas da cidade estão em reparação.

Um reparação que parece ser só para o Presidente ver pois os buracos estão a ser tapados com terra vermelha que a próxima chuva acabará por arrastar. O jornal canalmoz ouviu vários automobilistas que comentam que só uma reabilitação de raiz das vias resolvia este problema que a cidade enfrenta.

Dia 12 de Junho, próximo domingo, o presidente da República, Armando Guebuza, chega em mais uma “presidência aberta e inclusiva”, à província de Manica

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!