Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sindicato e patronato em rota de colisão na EAE

Ambiente de tensão acaba de se instalar na EAE, empresa regional norte vocacionada ao aluguer dos equipamentos de construção civil, sedeada na cidade de Nampula.

O facto deve-se ao alegado desaparecimento de uma pá carregadora T-665 do estaleiro de Cuamba, província do Niassa, actualmente na posse de um agente económico no vizinho distrito de Marrupa, segundo denunciu a este matutino Paulo Chicova, membro do comité sindical daquela empresa.

Chicova acusa, igualmente, a direcção da empresa, na pessoa do seu representante Albino Dimante, de se ter apoderado ilicitamente de uma viatura de marca Toyota Land Cruiser.

Fundada no ano 2000, a AEA está atravessar momentos de crise financeira sem precedentes, em consequência da qual os seus 21 trabalhadores não recebem salários há mais de nove meses.

De acordo com a fonte, o valor total dos salários em atraso ascendem a 163 mil meticais, dinheiro que a empresa não alega não possuir neste momento, apesar de estar a produzir receita.

A partir do sector da Administração de Finanças daquela instituições, o Wamphula Fax teve acesso a uma lista de devedores, dentre os quais se destacam as empresas infra-construções BLM, ECMORE e as representações da ECMEP das províncias de Cabo-Delgado, Nampula e Niassa. Cujo montante está estimado em 4.536.909.17 meticais que a empresa também não consegue recuperar.

Informações seguras dão conta de que Dimante continua assinar os cheques da empresa, embora já não tenha competência para o efeito.

Entretanto, Estevão Sululo, actual presidente do Conselho de Gestão da Empresa de Construção e Manutenção de Estradas e Pontes ao níivel da Zona norte escusou- se a pronunciar-se à volta do assunto.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!