Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Premier japonês promete construir sociedade mais fraternal

O primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama fez na segunda-feria um novo ataque aos excessos do capitalismo e prometeu construir uma sociedade mais fraternal, em seu primeiro discurso de política geral desde a eleição de 16 de Setembro.

Ao abrir uma sessão extraordinária do Parlamento, o novo chefe de Governo de centroesquerda declarou que deseja revolucionar a política, depois de mais de meio século de dominação dos conservadores do Partido Liberal Democrata (PLD). “Vamos começar a revolucionar a política com a firme determinação de mudar a história do Japão”, declarou aos deputados e senadores.

Declarado opositor dos excessos do capitalismo selvagem simbolizado pelo modelo americano, Hatoyama afirmou: “É incontestável que a liberdade de mudança no mercado fortalece a sociedade. Mas também é tão ou mais evidente que deixar que o mercado decida pela sobrevivência dos mais fortes ou buscar os fundamentalismos econômicos ao custo da vida do povo já não são ideias válidas”.

O Partido Democrata do Japão (PDJ), presidido por Hatoyama, obteve uma vitória esmagadora nas eleições legislativas de 30 de Agosto sobre o todo poderoso PLD, que governava o Japão quase sem interrupção desde 1955. Herdeiro de uma rica família política, comparada aos Kennedy nos Estados Unidos, Hatoyama tem grande popularidade e se comprometeu a construir uma sociedade mais fraternal, além de reduzir os excessos nos gastos públicos, sobretudo nas obras públicas.

Também citou as pessoas que cometem suicídio a cada ano no país por problemas financeiros. “Minha tarefa prioritária será corrigir esta anomalia e restaurar a tradição japonesa de apoio mútuo, adaptando a mesma à vida moderna”, disse.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!