Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Premiado vencedor do concurso literário TDM-2010

O escritor moçambicano Hélder Rafael Faife foi galardoado, última quinta-feira, em Maputo, como o grande vencedor da quinta edição do Concurso Literário organizado pela empresa pública Telecomunicações de Moçambique, TDM- 2010.

Faife, que venceu em duas modalidades, nomeadamente conto e poesia, arrecadou 150 mil meticais em prémios. Faife ganhou os dois prémios com as obras “Contos de Fuga”, na modalidade de conto, e “Poemas em Sacos Vazios que Ficam em Pé”, na poesia Nesta edição, a categoria de Romance não teve vencedor, apenas uma menção honrosa à obra “Intimados Para Amar” da autoria de Hilófero da Conceição.

Depois de receber o prémio, Hélder Faife disse sentir-se feliz pelos prémios apesar de não se sentir duplamente vencedor. “Apenas subi dois degraus importantes no meu percurso, para me tornar escritor”.

Para ele, “os prémios podem ser uma catapulta para as minhas aspirações como escritor”.

De referir que nesta edição foram submetidas ao júri para análise e avaliação 66 obras, das quais 26 foram desclassificadas por violarem parte do disposto no regulamento do concurso.

O Presidente do Conselho de Administração da TDM, Joaquim de Carvalho, disse, à margem da cerimónia de premiação, que a sua empresa continua a promover o lançamento de novos valores na literatura moçambicana.

“Definimos claramente que o primeiro vector da nossa responsabilidade social é a cultura”, afirmou Joaquim de Carvalho, sublinhando que a empresa promove todos os anos um grande acontecimento na área cultural, alternadamente a Bienal TDM das Artes Plásticas e o Concurso Literário.

Os prémios para os vencedores deste concurso visam incentivar a criação de obras literárias e estimular o gosto pela leitura. Os prémios consistem na atribuição de 100 mil meticais para a categoria de romance e 75 mil meticais para as modalidades de conto e poesia.

Refira-se que, desde a sua criação, em 2002, o Concurso Literário da TDM já contou com a participação de mais de 500 autores de diferentes províncias do País.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!