O milho e amendoim registaram, em Junho de 2011, subida de preços na maior parte dos mercados retalhistas das regiões Centro e Norte de Moçambique, interrompendo, assim, um período de cerca de dois meses de queda dos mesmos preços.
Dados do Ministério da Agricultura indicam que no distrito de Angónia, em Tete, o preço de milho subiu 11%, contra 40% de incremento na cidade de Pemba, em Cabo Delgado.
Em termos comparativos, o Sul do país teve, no período em análise, preços altos do milho, contra os reduzidos no Centro e Norte do país, segundo ainda aquele departamento governamental.
Feijão Nhemba & amendoim
Nos distritos de Massinga, em Inhambane, e Angónia (Tete), entretanto, o feijão nhemba registou queda do seu preço, enquanto na cidade de Pemba o mesmo produto via o seu preço a agravar-se, enquanto o feijão manteiga tinha preço oscilante em todas as três regiões moçambicanas, segundo o Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA).
Por seu turno, o amendoim pequeno registou, igualmente no período em análise, um aumento do seu preço nos merdados de Xai-Xai, em 13%, e Beira na ordem dos 20%, verificando-se comportamento diferente no mercado da Maxixe, onde o preço do produto caiu em 21%, enquanto o amendoim grande tinha oscilação de preço, pois, nos mercados de Nacala, Xai-Xai e Beira, ele subiu, enquanto nos de Lichinga (13%) e Cuamba (29%), na província do Niassa, o preço de amendoim reduzia naquelas percentagens.