Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preços de açúcar e gás natural melhoram no mercado externo

Os preços médios de açúcar e gás natural, dois dos produtos tradicionais de exportação de Moçambique, aumentaram, em Janeiro de 2010, no mercado externo, em 14% e 17,7%, respectivamente, contrariamente aos preços de trigo e de arroz, com grande impacto na inflação doméstica, que no período em análise baixaram.

Dados do Banco de Moçambique (BM) indicam que o preço de trigo reduziu em 2,5%, contra 1,3% da queda do de arroz e aumento do preço de barril do brent, em 2%, passando, em Janeiro último, o produto a ser cotado a 79,55 dólares norte-americanos.

Inflação Entretanto, em Janeiro passado, a inflação em Moçambique, que agrega os índices de preços das cidades de Maputo, Beira e Nampula, registou uma variação positiva anual de 3,57%, comparada com 1,97% observado no mês anterior e, em termos de média móvel dos últimos doze meses, ela reduziu para 3,16%, face a 3,69% de Dezembro de 2009.

Já na cidade de Maputo, em Fevereiro deste ano, a inflação aumentou em 1,69%, contra 2,14%, de Janeiro passado, elevando a acumulada para 3,87%, ou seja, mais 2,55 pontos percentuais, comparativamente a Fevereiro de 2009. Foram principais factores contribuintes para a elevação do custo geral de vida no mês em apreço na capital do país a apreciação do Rand, da África do Sul, em relação ao Metical e o impacto das chuvas intensas ocorridas na cidade de Maputo, na última semana de Janeiro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!