Os preços médios de açúcar e gás natural, dois dos produtos tradicionais de exportação de Moçambique, aumentaram, em Janeiro de 2010, no mercado externo, em 14% e 17,7%, respectivamente, contrariamente aos preços de trigo e de arroz, com grande impacto na inflação doméstica, que no período em análise baixaram.
Dados do Banco de Moçambique (BM) indicam que o preço de trigo reduziu em 2,5%, contra 1,3% da queda do de arroz e aumento do preço de barril do brent, em 2%, passando, em Janeiro último, o produto a ser cotado a 79,55 dólares norte-americanos.
Inflação Entretanto, em Janeiro passado, a inflação em Moçambique, que agrega os índices de preços das cidades de Maputo, Beira e Nampula, registou uma variação positiva anual de 3,57%, comparada com 1,97% observado no mês anterior e, em termos de média móvel dos últimos doze meses, ela reduziu para 3,16%, face a 3,69% de Dezembro de 2009.
Já na cidade de Maputo, em Fevereiro deste ano, a inflação aumentou em 1,69%, contra 2,14%, de Janeiro passado, elevando a acumulada para 3,87%, ou seja, mais 2,55 pontos percentuais, comparativamente a Fevereiro de 2009. Foram principais factores contribuintes para a elevação do custo geral de vida no mês em apreço na capital do país a apreciação do Rand, da África do Sul, em relação ao Metical e o impacto das chuvas intensas ocorridas na cidade de Maputo, na última semana de Janeiro.