Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preços baixam 0.24% em Abril

O custo de vida aliviou-se em Moçambique tendo em conta a queda nominal de preços em cerca de 0.24% no passado mês de Abril de 2012, segundo indicadores oficiais.

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) refere que para tal concorreu a redução dos preços de tomate, peixe seco, coco, camarão fresco refrigerado ou congelado, arroz, alface e feijão manteiga.

De acordo dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, a redução de preços daqueles produtos teve um impacto no total da inflação mensal de 0,38 pontos percentuais negativos.

Bicicletas e rendas de casa

Entretanto, o INE salienta que no período de Janeiro a Abril de 2012 registou-se um agravamento acumulado na generalidade de preços, na ordem de 0,36%, com a divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas a contribuir no total da inflação acumulada de 0.26 pontos percentuais positivos.

As rendas de casa, amendoim, peixe fresco refrigerado ou congelado, coco, couve, bicicleta e veículos automóveis usados foram os produtos cujo agravamento de preços teve maior impacto no total da inflação acumulada, tendo contribuído com 0.90 pontos percentuais positivos, de acordo com aquela instituição estatal.

Em relação a Abril de 2011, os preços aumentaram em 3.37%, acrescenta, igualmente, o INE, ajuntando que a divisão de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis registou, em termos homólogos, aumentos de preços nas ordem de 6.02% positivos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!