Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preço de viaturas usadas em queda

Pelo segundo mês consecutivo, o preço de venda de veículos automóveis importados da África do Sul e Japão, particularmente, reduziu, em Julho de 2011, em 0,04%, em Moçambique, depois da queda em 5,2%, em Junho último na cidade do Maputo.

No período em análise, o Índice do Preço no Consumidor (IPC) do país, que agrega os índices das cidades do Maputo, Beira e Nampula, registou uma variação mensal positiva de 0,42%, após uma deflação de 0,34% no mês anterior e de 0,20% em igual período de 2010.

A situação resultou no incremento da inflação acumulada em 43 pontosbase, passando para 3,68% no sétimo mês do ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), avançando que, em termos anuais, a inflação acelerou em 24 pontosbase comparativamente ao mês transacto, fixando- se em 10,24%, enquanto a taxa média anual reduziu de 14,40%, em Junho último, para 13,98%, em Julho de 2011.

As classes que mais se evidenciaram para o comportamento mensal do Índice de Preços no Consumidor de Moçambique, em Julho último, que foi no sentido ascendente, foram as de transportes, habitação, água, electricidade, gás, de vestuário e calçado, segundo igualmente o INE.

Relativamente aos produtos destacam-se os aumentos observados nos preços da gasolina em 0,13%, peixe fresco (0,09%), gasóleo para veículos (0,06%), carvão vegetal (0,06%), petróleo para iluminação (0,05%) e açúcar amarelo (0,03%), para além da farinha de milho e milho em grão.

As variações positivas destes produtos foram amortecidas pelo comportamento descendente dos preços de produtos como a cebola, veículos automóveis usados, arroz grão extra, alface, carapau, tomate e batata reno fresca.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!