Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preço de alumínio aumenta 58,5% no mercado externo

O preço de alumínio melhorou no mercado externo em 58,5%, no primeiro trimestre de 2010, cenário que concorreu para a MOZAL gerar receitas das suas exportações correspondentes a 58,8% do volume global do país conseguido no período em análise.

As receitas arrecadadas foram no valor de 268,5 milhões de dólares norte-americanos, contra USD 182 milhões do período homólogo de 2009, segundo o Banco de Moçambique (BM). O ilmenite produzido pelo projecto das areias pesadas de Moma, na província de Nampula, é um outro produto de exportação cujas receitas aumentaram em 283,7%, entre os meses de Janeiro a Março de 2010, para 17,1 milhões de dólares, contra USD 4,5 milhões encaixados ao longo de igual período de 2009.

“Com excepção do camarão e gás, os valores dos restantes principais produtos de exportação cresceram no primeiro trimestre de 2010, impulsionados, fundamentalmente, pela retoma dos respectivos preços médios no mercado internacional comparativamente a igual período de 2009”, realça o BM.

Para o caso do algodão, o incremento do seu preço no mercado externo foi na ordem de 48%, fixando-se numa média máxima nos últimos 15 anos de 81,1 cêntimos por libra peso, apesar da redução em 5% da produção registada na campanha 2008/2009, comparativamente a anterior, segundo igualmente o banco central moçambicano. Tabaco, madeira e bunkers foram outros produtos de exportação que aumentaram as suas receitas devido, desta vez, à sua maior procura no mercado externo, enquanto que o camarão e gás natural registaram no período receitas baixas devido à queda dos seus preços no mercado internacional.

A energia eléctrica registou um crescimento das suas receitas em 19,8% para 73 milhões de dólares, devido ao ajustamento tarifário, apesar de se ter registado uma ligeira queda da quantidade exportada em 4,4%, ou seja, menos 3,9% para África do Sul e menos 7,9% PUB para Zimbabué, enquanto para a castanha de caju e amêndoa de caju o aumento de receitas encaixadas deveu-se ao incremento de vendas efectuadas no mercado externo.

Importações

Refira-se, entretanto, que as importações efectuadas entre os meses de Janeiro a Março de 2010 reduziram em 9,5%, contra um crescimento expressivo das exportações na ordem de 13,3%

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!