Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Portuguesa Portucel ganha concessão de terras em Moçambique

A Portucel, uma das maiores empresas portuguesas de fabrico de papel, acaba de conseguir do Governo de Moçambique a concessão de duas áreas de terra, que no total perfazem 393 mil hectares, para a realização do seu projecto Portucel Moçambique, onde irá plantar floresta.

De acordo com um comunicado da empresa, a concessão de terras à Portucel, em Moçambique, é um desenvolvimento “positivo do ponto de vista estratégico” e tem um impacto “neutral”, uma vez que a notícia não é nova para o mercado. Refira-se que a Portucel é a primeira empresa portuguesa do sector produção de papel a deslocar-se para Moçambique, que tem um potencial de plantação de eucaliptos semelhante ao do Brasil.

Além do “enorme” potencial para a plantação das árvores, Moçambique tem ainda infra-estruturas portuárias que permitem exportar pasta de eucalipto para Ásia mais rápido do que a partir de Angola, Uruguai ou Brasil, enumeram os analistas, conforme notícia divulgada em Lisboa. No entanto, não foi divulgada a localização das duas áreas de terra concedidas à empresa pelo Governo de Moçambique. Apenas sabe-se que o projecto de Portucel considera-se estratégico e de médio-prazo, e não tem impacto no balanço da gigante portuguesa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!