Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

População de Namahiya em Nampula vai ter escola e fonte de água

A comunidade de Namahiya, no Posto Administrativo de Imala, a 50 quilómetros da vila-sede do distrito de Muecate, em Nampula, vai ter em breve uma escola e uma fonte de água potável, cujo projecto está avaliado em cerca de 60 mil dólares norte-americanos. As obras já iniciaram e estão a cargo da construtora BTC Engenharia e Consultoria.

As infra-estruturas vão ser erguidas com os fundos da Visão Mundial-Moçambique e nelas deverão estudar mais de mil crianças inscritas na Escola Primária de Namahiya, que neste momento estudam em condições lastimáveis, uma vez que as salas foram feitas de material precário.

Segundo Jeremias Amorane, localmente chamado por régulo Namahiya, a escola a ser erguida vai fazer com que um número considerável de crianças impedido de estudar devido à falta de salas de aulas tenha acesso à instrução formal.

O representante da Visão Mundial-Moçambique em Nampula, Jaime José, disse que já estão assegurados os fundos para que pelo menos três salas de aulas, um bloco administrativo e um balneário sejam concluídos dentro de prazos.

Enquanto isso, o nosso interlocutor referiu que os mais de mil alunos da Escola Primária de Namahiya fazem parte do grupo de crianças que nos próximos meses vão beneficiar do programa de lanche escolar. Trata-se de uma iniciativa que irá abranger perto de 211.222 pessoas, cerca de 147 escolas primárias, 70 mil alunos e 1.222 professores.

Relativamente, às fontes de água, 59 fontanárias serão abertas nos distritos de Muecate, Nacarrôa e Murrupula como forma de minimizar a procura desse precioso líquido.

Refira-se que a Visão Mundial-Moçambique em Nampula vai levar a cabo um programa de registo gratuito de crianças, de 03 de Junho a 31 de Agosto próximos.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!