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População conquista autonomia na gestão de calamidades naturais

Um total de Cinquenta comités de gestão de risco, em representação de catorze distritos costeiros e intermédios da província de Nampula, estão, desde quinta-feira, a beneficiar de diverso material de emergência, para fazer face a eventuais situações de ciclones e outras calamidades.

Esta acção enquadra-se no plano director do Instituto de Gestão de Calamidades (INGC) e do projecto trienal da Save The Children, uma organização não governamental americana que, desde Julho de 2008, financia diversas actividades ligadas a três componentes, nomeadamente, agricultura, emergência e saúde e nutrição.

Segundo explicação de Arlindo Hermínio, gestor do projecto de emergência na Save The Children o que se pretende é que as comunidades, lideradas pelos respectivos comités de gestão de risco, compostos por 18 elementos, tenham capacidade de intervir em caso de qualquer calamidade.

O acto oficial de entrega deste material de emergência, teve lugar na sede do Posto Administrativo e Namhupo-rio, em Mogovolas, distrito que, muito recentemente, foi fustigada por um vendaval que destruiu algumas habitações de construção precária.

O Comité de gestão de riscos de Nanhupo-rio, que alberga 14 aldeias, recebeu dos responsáveis do INGC e da Save The Children um kit completo, constituído de medicamentos para os primeiros socorros, material de escuta, de protecção e de salvação, avaliado em 2.200 dólares americanos.

A cerimónia contou com a presença do director provincial da Acção Ambiental, na sua qualidade de assistente do distrito e do administrador do distrito. Refira-se que Nampula conta com 157 comités, dos quais estão contemplados no projecto.

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