Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Poluição das Águas no Rio Rovubwe em Tete

Lenta, lentamente, se vai cavando a sepultura dos pacatos habitantes da Província de Tete. É a negligência de uma empresa chamada Interwest que dissimuladamente vai preparando a estes moçambicanos o seu leito final, colocando desavergonhadamente a vida e saúde de muitos em perigo.

Da área onde esta empresa vocacionada em higiene e limpeza desempenha as suas actividades em Moatize, sai, soterrado, um tubo em direcção ao rio Rovubwe. Antes de desaguar no rio, o despejo ainda passa por uma vala aberta a escassos metros deste afluente do Zambeze, mas a função dessa vala é para nós uma incógnita.

Segundo os populares com quem falámos, este sistema de tubagem é utilizado para despejar no rio excrementos humanos que resultam da lavagem dos vários WC portáteis da empresa, que servem a operação mineira de Moatize.

“Você quer saber deste tubo que sai água porquê? Quer beber ?!” – Perguntou em tom de ironia uma senhora. “A água que sai ali é de sujidade, não beba.” – Dissenos antes de nos mostrar o circuito percorrido pela tubagem desde a fábrica até ao Rio.

Perto do local onde é feito o despejo da vala, muitos continuam a tomar banho e a lavar as suas roupas. Tal acontece ao longo de todo o Rovubwe até este encontrar o Zambeze e por aí adiante.

A população questionase se este será um preço justo a pagar pelas tal melhoria de condições de vida de que falavam governo e empreendedores quando chegaram os megaprojectos, mas que, em termos práticos não tocam a todos. A maldição dos recursos é esta… temos dito.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!