Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Polônia: Komorowski e Kaczynski irão disputar o segundo turno

A Polônia retornará às urnas em 4 de julho para escolher entre o liberal Bronislaw Komorowski e o conservador Jaroslaw Kaczynski, que lideraram este domingo o primeiro turno das eleições presidenciais, segundo pesquisas de boca de urna. O presidente interino Bronislaw Komorowski, 58 anos, do Partido Plataforma Cívica (PO, liberal pró-europeu), impôs-se, segundo as pesquisas de boca de urna, frente a seu rival do partido nacionalista Direito e Justiça (PiS, conservador), Jaroslaw Kaczynski, 61 anos, irmão do presidente Lech Kaczynski, morto em um acidente aéreo.

Segundo uma pesquisa da emissora pública TVP publicada no fecho dos centros de votação às 18h00 GMT, Komorowski obteve 40,7% dos votos, enquanto Kaczynsky somou 35,8% dos votos. Outra pesquisa divulgada pela emissora privada TVN24 dava 45,7% a Komorowski e 33,2% a Kaczynski.

Se estas pesquisas forem confirmadas pelos resultados oficiais, e nenhum dos dois candidatos superar os 50% dos votos, os dois rivais se enfrentarão no segundo turno, em 4 de julho. “A vida é como o futebol, e em todas as vertentes esportivas, o tempo adicional é o mais difícil”, declarou Komorowski. “A chave da vitória é a fé, a convicção de que é possível e necessário ganhar”, declarou seu adversário.

O terceiro colocado, o social-democrata Grzegorz Napieralski, obteve entre 12,4% e 14% dos votos. Nenhum dos outros sete aspirantes conseguiu superar 3%, segundo as pesquisas. Os poloneses foram convocados às urnas depois da trágica morte em 10 de abril do presidente Lech Kaczynski em um acidente aéreo.

O presidente e outras 95 pessoas, entre elas grande parte da cúpula do poder polonês, morreram na queda do avião em Smolenks, no qual se dirigiam para uma cerimônia pelo aniversário do massacre de milhares de oficiais poloneses em 1940.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!