Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Politica do emprego: Quadros do MITESS capacitados pela OIT

Politica do emprego: Quadros do MITESS capacitados pela OIT

Foto de Fim de SemanaQuadros do Governo beneficiam desde segunda-feira, 22 de Outubro, em Maputo, de uma formação em matérias de liderança na implementação da política de emprego, como objectivo de reforçar o conhecimento dos intervenientes sobre a matéria, promovida pelo ministério do Trabalho. Emprego e Segurança Social (MITESS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A capacitação, cujo término está previsto para o dia 26 de Outubro, visa, igualmente, abordar o plano de acção da política de emprego, a transposição da acção para o nível provincial e vai ainda partilhar as experiências e perceptivas dos participantes.

Graça Mula, secretária permanente do MITESS, que dirigiu a cerimónia de abertura do evento, disse que a implementação desta política é, o reafirmar dos esforços na redução da pobreza, através da implementação de medidas estratégicas que capacitem as pessoas a tornarem-se cidadãos plenos, produtivos e membros da economia de mercado nacional.

Graça Mula avança que a planificação da política de emprego, a orçamentação para o emprego e a equidade do género, constituem temas de destaque a serem abordados neste encontro. A secretária permanente disse também que a comunicação é outro veículo importante que emana da necessidade na divulgação dos conteúdos, processos, objectivos e os resultados a serem alcançados.

“Estamos em crer que no final do curso teremos quadros preparados para dinamizar o processo de implementação a nível local, afinal este constitui igualmente um espaço para partilha da nossa visão e perceptivas no domínio do emprego”, concluiu Graça Mula.

Por sua vez, Marta Isabel Maté, directora Nacional do Trabalho disse ser necessário a implementação urgente desta política de emprego, através da inclusão das suas actividades, num ciclo de planificação nacional, isto é, no Plano Económico Social (PES), e nos Orçamentos do Estado (OE).

Para tal, segundo a directora Nacional do Trabalho, é através deste encontro de capacitação de líderes que o MITESS, está a reunir os implementadores, que são neste caso, o governo e parceiros sociais, para revisitar as actividades, a política de emprego e falar também da orçamentação por ser uma política de âmbito nacional.

“Espera-se que depois de capacitados os directores provinciais e outros líderes, de cada uma das províncias, possam influenciar as actividades com planos a nível local, difundindo para todos os actores envolvidos neste plano de acção, onde vai-se orçamentar os projectos, pensando no emprego e contabilizando os ganhos”,. frisou Marta Isabel Maté.

Edmundo Werna, representante da OIT em Moçambique, disse que o projecto Moztrabalha apoia a geração de emprego e renda em Moçambique junto do Ministério de Trabalho Emprego e Segurança Social, à escala nacional.

Para Werna, os trabalhadores moçambicanos são a âncora dos projectos da OIT. Esta é a fase crucial de todos os projectos, porque lida com a formação em liderança, isto é, formando formadores a nível dos governos provinciais.

Werna disse ainda que nesta capacitação serão formados cerca de 50 líderes do governo à escala nacional. O projecto, segundo ele, tem várias actividades, mas esta é para a ampliação de conhecimentos. De referir que este programa da OIT, já criou pouco mais de 1500 novos postos de trabalho no país, e está perto dos 20 por cento da conclusão.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!