Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Polícia detém porta-voz nacional do Fórum dos Desmobilizados de Guerra

Porta-voz dos desmobilizados de guerra continua detido pelo SISE

Agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR) detiveram esta segunda-feira, na cidade de Maputo, o porta-voz nacional do Fórum dos Desmobilizados de Guerra, Jossias Matsena. Segundo o presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique (FDGM), Hermínio dos Santos, o acto ocorreu por volta das 17 horas ao longo da Avenida Kenneth Kaunda, a escassos metros da Embaixada dos Estados Unidos da América, na capital do país. Esta tarde a Polícia da República de Moçambique (PRM) confirmou a detenção e alegou que a mesma aconteceu pois Jossias era portador de documentos que indicam a iminência de actos que colocam em risco a ordem e segurança pública.

Dos Santos conta que o seu porta-voz e companheiro de batalha na reivindicação dos direitos e pagamento de pensões aos desmobilizados de guerra, foi sequestrado por cerca de 20 agentes da FIR, distribuídos em quatro viaturas. “Por volta das 12 da segunda feira, uma senhora supostamente funcionária da embaixada dos Estados Unidos da América, ligou para o Jossias dizendo que ele devia comparecer no encontro às 15 daquele dia, nas instalações da embaixada dos EUA”, conta para depois acrescentar que o seu porta-voz não arredou pé, “ele dirigiu-se à embaixada e chegado lá, tentou ligar para a senhora que solicitou a sua comparência, o número estava fora do ar.

Porque o Jossias estava mesmo em frente a embaixada, acabou entrando, para o seu espanto, disseram que ninguém da embaixada o teria ligado, quando mostrou o número pelo qual se efectuara a chamada, o mesmo era estranho, ou seja, não pertencia a ninguém daquela instituição”, acrescenta. O porta-voz do fórum dos desmobilizados de guerra, saiu da embaixada já de regresso a casa, enquanto isso tentava ligar insistentemente para o número do qual recebera a chamada, mas debalde.

De repente quatro viaturas com agentes da Força de Intervenção Rápida a bordo, cercaram-no, ao mesmo tempo que desferiam-no pontapés, forçando-o para entrar numa das viaturas da polícia. Jossias Matsena não tinha como resistir diante de agentes da polícia armados até aos dentes. Subiu para a viatura, ao longo da viagem apertado debaixo dos bancos traseiros da viatura, não podendo ver ao certo por onde passava e qual era o seu destino. Só deu conta de onde estava, já no interior do recinto prisional da Cadeia Central da Machava, algures no município da Matola.

RECORDE NESTE VÍDEO AS PALAVRAS DE JOSSIAS NA MANIFESTAÇÃO DE 25 DE OUTUBRO

{youtube}LjYRRKXO1zI{/youtube}

Detenção suspeita

Hermínio dos Santos disse que não sabe quais foram os reais motivos que levaram a detenção súbita do seu companheiro de trincheira, quando se dirigiu esta terça-feira à cadeia central, as autoridades policiais disseram que nada podiam esclarecer, tendo o recomendado que ouvisse tudo no julgamento esta quinta-feira, amanhã, às 8 horas no Tribunal Judicial do Distrito Urbano n°1.

Entretanto na tarde desta quarta-feira a Polícia legalizou a detenção alegadamente porque Jossias era portador de uma carta “que excita as pessoas a uma situação de medo, de receio, a uma situação de uma guerra aparente” segundo afirmou o porta voz da Polícia da República de Moçambique em conferência de imprensa. Segundo a fonte, a polícia foi a alertada da realização de uma reunião, entre os desmobilizados, e que documentos com teor suspeito estariam na posse de Jossias. “Quando se fala de um apelo para as pessoas abandonarem as casas, as embaixadas, para abandonarem a cidade consubstancia isto alguma coisa armada que se pretende fazer” acrescentou o porta voz da PRM.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!