Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Camponeses sem dinheiro para comprar semente pagarão a dobrar no final da Campanha

O Governo do Distrito de Muanza, na província de Sofala, já tem disponíveis oito toneladas de sementes melhoradas de culturas diversas, sendo três de milho e cinco de mapira, para beneficiar famílias camponeses necessitadas. De acordo com José Oliveira Semedo, director dos Serviços Distritais de Actividades Económicas em Muanza, a semente distribuída não é gratuita, os camponeses tem a facilidade de adquirir a semente a um preço simbólico, por exemplo a de milho é adquirida ao preço de 14 meticais por cada quilograma e a de mapira por 44 meticais por cada quilograma.

Semedo explicou em entrevista que existem modalidades de acesso à semente, nomeadamente o camponês que não tiver dinheiro para pagar de imediato pode beneficiar de quantidade pretendida em forma de prestação, sendo que no final da campanha poderá devolver tanto em produto ou em valor monetário, mas com juros. “Por exemplo, quem levantar três quilogramas de mapira deverá devolver o dobro, ou seja, seis quilogramas do produto, o mesmo sucedendo em relação a semente de milho”.

José Oliveira Semedo disse que o grande objectivo do governo para as populações é a produção de comida em quantidade e qualidade. “Queremos que toda a população se envolva em grande medida naquilo que é o aumento da sua própria produção e produtividade. É só desta maneira que podemos combater a fome e consequentemente a pobreza aqui em Muanza”.

O distrito de Muanza ocupa uma área de 5.731 km2, com uma densidade populacional de aproximadamente 2,6 habitantes por km2. A população total é de 14.872 habitantes e na capital do distrito (Muanza-sede), esta população é estimada em 1.110 habitantes. O distrito está dividido em dois postos administrativos – Muanza- Sede e Galinha – e quatro localidades.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!