Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Policía peruana anuncia captura de líder do Sendero Luminoso

A polícia antiterrorista peruana capturou um importante líder do grupo armado Sendero Luminoso (SL) na cidade de Huanta, região de Ayacucho, informou este sábado o ministro do Interior, general aposentado Octavio Salazar.

O preso foi identificado como Ulser Pillpa Paitán, conhecido como “camarada Jhonny”, de 23 anos, a quem a polícia aponta como o responsável pela propaganda do Comitê Central do SL, informou Salazar. Paitán trabalharia diretamente com Víctor Quispe Palomino, “camarada José”, um dos atuais líderes das duas facções do SL, segundo o ministro. A outra facção é dirigida pelo “camarada Artemio”.

O ministro ressaltou o sucesso da ação conjunta da polícia e das Forças Armadas na luta antiterrorista. A polícia sustenta que a facção de Quispe atua em alianças com grupos de narcotraficantes nos vales dos rios Apurímac e Ene, onde as forças de segurança travam uma guerra pelo controle do território.

Quispe nega que esteja seguindo o caminho do líder histórico do SL, Abimael Guzmán, preso desde 1992 em uma base militar de Lima e condenado à prisão perpétua. A guerra interna peruana deixou cerca de 70 mil mortos entre 1980 e 2000, de acordo com a Comissão da Verdade e Reconciliação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!