Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PNUD pelo novo modelo de negócios pró-pobres em Moçambique

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) defendeu, esta quinta-feira, em Maputo, a implementação de um novo modelo de negócio inclusivo, denominado Negócio-Pró-Pobres, que crie oportunidades para os mais carenciados integrarem-se em cadeia de valor emergente que os possibilitem aceder a bens e serviços e ainda ao emprego e projectos de geração de rendimentos.

 

 

Para isso, Jocelyn Mason, director e representante residente interino do PNUD em Moçambique, disse ser determinante o envolvimento do sector privado na implementação daquele novo modelo e, “como principal agente da globalização”, no desenvolvimento de acções conducentes a uma economia global “sustentável e inclusiva”.

Mason incentivou ainda a comunidade empresarial moçambicana a se envolver, “activamente”, na criação de oportunidades para os mais carenciados contribuírem também na redução da pobreza e alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio da Organização das Nações Unidas (ONU).

O representante do PNUD em Moçambique falava durante uma cerimónia de relançamento das actividades do Global Compact da ONU, uma plataforma e quadro prático para as empresas se comprometerem com a economia sustentável e práticas de negócio inclusivas e responsáveis socialmente, iniciativa lançada em Moçambique em Junho de 2003, num encontro dirigido pelo antigo Presidente da República, Joaquim Chissano.

Vinte e três empresas moçambicanas já aderiram à iniciativa e Moçambique é o segundo país de língua oficial portuguesa integrado no programa Global Compact, depois do Brasil, segundo ainda o representante do PNUD no país.

O Fórum Empresarial para Meio Ambiente (FEMA) coordena as acções do Global Compact.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!